terça-feira, 26 de maio de 2009

A TELEVISÃO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO-TECNOLÓGICO



Usar ou não usar a televisão em sala de aula? E de que formar usá-las como recurso didático-tecnológico?
Para respondermos a essas perguntas é preciso considerar o fato da televisão e de diversos outros meios de comunicação audiovisuais serem bastante presentes na vida dos estudantes, sendo relevante a participação da televisão na educação das pessoas. Assim, muitos dos conhecimentos que os alunos trazem para a escola são oriundos das informações transmitidas pela programação da TV.
Então, a escola não deve ignorar a participação da televisão na educação dos alunos, uma vez que a TV exerce forte influência na formação afetiva, social e cognitiva dos educandos. Além disso, este recurso tecnológico com suas imagens e sons prendem a atenção das crianças e adolescente.
A inclusão da discussão da televisão na sala de aula permite que o aluno possa fazer leituras de diversos textos de circulação social (aprender a ler, escrever e discutir os efeitos sociais de diferentes textos). Deste modo, o papel do professor é bastante importante na criação de condições para interpretar as informações, possibilitando a interação do aluno com a linguagem da televisão e produzindo modos diferenciados de construção crítica do pensamento. Assim, a escola cumpre a função de facilitadora do diálogo entre a televisão e os estudantes.

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