A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época.
Ela tráz a possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial através de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.
“Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção.” PCN
A arte será um meio pelo qual esses alunos irão expressar todo o seu conhecimento de mundo.
1. Composições, improvisações e interpretações são os produtos da música.
2. Comunicação e expressão em música: interpretação, improvisação e composição
3. Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
4. A música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo
ELEMENTOS MUSICAIS
Ritmo - combinação de sons e silêncios ,Compasso ou cadência - sucessão de acordes que indica a harmonia, Melodia - conjunto de sons sucessivos que forma uma ou mais frases musicais.
Notas musicais - sinal para representar o som e sua duração.
Escalas musicais - série de notas dispostas na ordem natural de sons ascendentes ou descendentes.
Podemos aproveitar as músicas que os alunos escutam na sua comunidade e trazem para a sala de aula, como por exemplo, funk, Brega e forró? De que forma?
ResponderExcluir