terça-feira, 26 de maio de 2009

COMO UTILIZAR O CINEMA NA SALA DE AULA?



A relação dos alunos com a obra depende, fundamentalmente, da orientação do professor, antes, durante e depois da exibição do filme.
É necessário que o docente tenha a consciência de que ver não significa saber. Assim, o primeiro contato dos alunos com a obra apresentada poderá ser de forma “alienada”, ou seja, uma visão acrítica e ingênua. A partir da intervenção do professor é que os alunos irão explorar uma visão mais crítica, investigando os múltiplos sentidos transmitidos pelo filme.

O QUE FAZER ANTES DA EXIBIÇÃO DO FILME?

O professor pode fornecer os dados referenciais do filme, trabalhar o panorama geral e, principalmente, é fundamental que o docente analise o filme antes de exibi-lo, não só para verificar se o filme está com algum problema na exibição, mas também para fazer uma última avaliação.

DURANTE...

Pode-se pausar (ou não) as cenas para fazer comentários, destacando os pontos que exigem uma maior atenção dos educandos.

E DEPOIS...

Organizar um debate em pequenos grupos para que haja uma troca de idéias. Analisar criticamente relacionando com os conteúdos trabalhados em sala, e não esquecer de fazer uma síntese final, afim de sondar se os objetivos propostos foram atingidos.
Dessa forma, é preciso que o professor seja um mediador e que esteja preparado para explorar um filme colocado à disposição de seus alunos, para que o filme ganhe sentido didático e propicie o aprendizado.

Um comentário:

  1. Saber o que vai fazer, quando um professor escolhe um filme como um recurso tecnológico útil para o aprofundamento de algum conteúdo é FUNDAMENTAL.
    Enfatizo o fundamental, por que o que muitas vezes acontece é o contrário. Isto é, professor que escolhe um filme e não se programa (assiste o filme antes para reparar possivéis falhas, e etc.), não sabe o que quer destacar na exibição do filme e ainda por cima exije uma atividade puramente mecânica e sem nenhum sentido para os alunos.
    E o pior de tudo e deixar bem claro que utiliza o filme em sua aula para "tapar buraco" e "encher linguiça".
    Filme é um recurso riquíssimo e deve ser utilizado da melhor forma possível com adequação e finalidade pedagógica, quando essa for a sua intenção.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO EM NOSSO BLOG!