A educação não poderia ficar à margem desta revolução tecnológica, que tanto contribui para o bem-estar do indivíduo inserido na sociedade, desde que estes recursos sejam usados racionalmente.
O documentário é um destes recursos tecnológicos que inseridos nas escolas, dará uma contribuição significativa na formação dos alunos e permitirá ao professor ampliar os seus horizontes de conhecimento, uma vez que, a elaboração de um vídeo-documentário, exige antes de tudo, pesquisa de campo e estudo para uma melhor elaboração do tema a ser explorado.
A singularidade do documentário, está no fato de que, o tema a ser debatido, embora seja de livre escolha, são fatos reais, fatos do cotidiano, exigindo do professor sensibilidade ao escolher um tema que possa ser construtivo para a educação dos alunos. Esta tarefa de construção de documentário, exige imparcialidade e distanciamento por parte do professor, pois, ao se abordar temas polêmicos tais como: politica e religião, por exemplo, a individualidade do adolescente deve ser respeitada. No entanto, quando se trata de temas cordiais, como por exemplo: futebol, música, artes, o ambiente fica mais amistoso e alegre, devido ao fato, de estes assuntos serem mais universais. Portanto, o documentário permite ao aluno estar mais próximo da realidade em que vive, e, ao conhecer esta, fazer uso da sua capacidade de discernimento e disposição jovial, ele terá possibilidade de contribuir satisfatoriamente no meio em que vive, criando assim, uma atitude responsável e revolucionária.
Na construção cognitiva do indivíduo, as imagens tem importância capital em sua formação moral, em sua conduta e em sua maneira de agir e pensar, logo, o uso do documentário é um meio tecnológico indispensável na sala de aula.
Compañero, concordo contigo. O potencial educativo do documentário ainda falta ser descoberto.
ResponderExcluirOs professores precisam descobrir e adquirir o conhecimento de como utilizar e construir um documentário com seus alunos.
ResponderExcluirComo já foi dito é um recurso indispensável em sala de aula.
Então, o que estamos esperando para fazermos uma educação que motive nossos alunos?