terça-feira, 26 de maio de 2009

POR QUE USAR A PROPAGANDA EM SALA DE AULA?

O uso da TV na sala de aula não inclui apenas as novelas, os documentários e os telejornais, mas também as propagandas. Então, como trabalhá-las?
Sabemos que as propagandas têm a finalidade de estimular o consumo, mas ao serem trabalhadas em sala de aula podem ser analisadas criticamente por meio da intervenção do professor, questionando os valores consumistas, ou seja, que idéias elas passam ao telespectador ao adquirirem o produto, além de levantar indagações a respeito da necessidade de comprar, também questionar a credibilidade das informações transmitidas pelas propagandas, como por exemplo: será que é necessário o indivíduo trocar o aparelho celular a cada lançamento? ou será que os produtos de beleza realmente têm o efeito anunciado?
Devemos usar um planejamento adequado, para que se possa desfrutar as vantagens que as propagandas em sala de aula possam proporcionar: um instrumento interessante e criativo que mobiliza a atenção dos alunos; aulas mais dinâmicas; leitura e compreensão de uma maior variedade de textos; discutir os valores consumistas, as desigualdades sociais, os padrões de beleza, questões de gênero, raça; entre outras vantagens.
Então, as propagandas podem ser usadas na sala de aula para introduzir ou aprofundar conteúdos e para debater valores e comportamentos, como também serem trabalhadas em qualquer disciplina ou em uma perspectiva interdisciplinar, refletindo sobre as possibilidades de interpretação de textos, que vão além da estrutura sintática (reconhecimento de interlocutores, associação entre texto e imagem).

Um comentário:

  1. Acredito que o trabalho com propagandas nos ajuda a estimular os alunos a pensar e produzir sobre o mundo.
    Através de suas imagens os alunos podem aprofundar a produção textual além de desenvolver a capacidade de observação, senso crítico e percepção.
    Contudo, os alunos são estimulados praticar os debate, que é muito importante para a socialização.

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO EM NOSSO BLOG!